Share

Termografica Instalações Eléctricas

Termografica Instalações Eléctricas

O que é a Termografia?

A Termografia é o ensaio realizado para identificar possíveis falhas nas instalações elétricas relacionadas ao projeto, construção e funcionamento dos equipamentos, assim como propor soluções e auditar serviços na instalação. Este procedimento é feito através de uma câmara de inspeção termográfica que usa a tecnologia de infravermelho para identificar a temperatura em diversos pontos gerando um termograma.

Quais as Anomalias que podem ocorrer?

Os problemas relacionados com aquecimento no sistema elétrico podem ocorrer pelos mais variados motivos, os mais comuns são as folgas nas conexões e a sobrecarga e desbalanceamento entre as fases. No primeiro caso, recomendamos o reaperto de todas as conexões elétricas, além disso, devido ao local das instalações, as máquinas e equipamentos podem ser sujeitos a vibrações e causar essa folga. Já no segundo caso, uma distribuição mal feita das cargas no sistema trifásico acarretará no desbalanceamento de fase, consequentemente sobrecarga e aquecimento da conexão, por isso o projeto do sistema elétrico deve prever o equilíbrio de cargas entre as fases.

 

 

Quais as Vantagens da Termografia?
As vantagens da inspeção termográfica são muitas, além de reduzir o risco de acidentes e explosões causadas por anomalias do sobreaquecimento, o ensaio deve ser realizado com o equipamento em operação e, quando feito como manutenção preventiva ajuda a diminuir os custos futuros com manutenções corretivas.